Passear pelo belo labirinto de becos desta cidade francesa é a coisa mais próxima de mergulhar na Idade Média, parada dentro de suas paredes há muitos séculos. É um lugar do filme, um Patrimônio Mundial e na rota cátara do sul da França, você não poderia pedir mais para uma escapadela.

Carcassone tem uma longa história para contar, que remonta à época dos romanos, mas teve seu auge no século 13 como o centro do poder dos Condes de Carcassonne. Foi uma fortaleza real, fronteira entre a França e Aragão e, há apenas dois séculos, uma das maiores obras de restauração da Europa. Quando a bela cidade medieval que hoje é admirada estava prestes a ser demolida, o prolífico arquiteto do século 19 Viollet-le-Duc a reinventou, reconstruindo-a ao longo de 50 anos para restaurar a aparência que tinha na Idade Média, à qual acrescentou um romântico toque. O resultado foi uma maravilha arquitetônica, a maior e mais bem preservada fortaleza da Europa, inscrita na lista da Unesco.

Um duplo anel de muralhas e 38 torres desenha a silhueta desta cidade , capital do departamento de Aude, que o rio com o mesmo nome se divide em duas: no alto da colina, a Cité, a vila medieval; abaixo, do outro lado do rio, a Ville Basse, que crescia na planície, e hoje é a cidade "viva", que também merece um tempo, para entrar na catedral de Saint-Michel, na igreja de Saint-Michel. Vincent ou aproxime-se do porto de onde os barcos são levados para navegar no Canal du Midi.

A Cité impressiona pela ponte velha , muitos podem até tê-la reconhecido muito antes de lá estarem, pois Carcassonne já foi palco de muitos filmes e séries, como Joana d'Arc ou Robin Hood . A caminhada pela cidadela pode começar no portão de Aude ou no portão de Narbonne, o mais fotogênico, ladeado por duas imponentes torres gêmeas com uma ponte levadiça e uma ponte levadiça, e depois vagar sem rumo pelo labirinto de ruas estreitas de essência medieval. que passa por ele. Ao longo do caminho, você encontrará praças com tanto charme quanto Saint-Jean, além de cafés, restaurantes e lojas de souvenirs que dão vida a ela, principalmente no mais movimentado Cros Mayrevieille, ou o Hotel de la Cité, onde figuras históricas como Churchill, Walt Disney ou Buster Keaton ficaram.

Duas visitas são imprescindíveis: a Basílica de St-Nazaire , uma joia entre o românico e o gótico, repleta de belos e coloridos vitrais considerados os mais belos do sul da França, que se transformou em catedral. E, sobretudo, o Castelo Condal, o edifício mais imponente da cidadela, com um pequeno museu que conta a história e os meandros desta peculiar cidade e dá acesso ao caminho costeiro que atravessa as suas paredes .
O melhor local para descansar esta avalanche de imagens, perspectivas e sensações que desperta Carcassonne, o grande complexo medieval que lhe valeu estar entre os locais mais visitados da França, e depois sonhar em empreender a rota cátara pelo sul do país.
ONDE DORMIR
Um luxo e uma experiência única no coração da fortaleza medieval hospedando-se no Hotel de la Cité & Spa Mgallery (all.accor.com) ou no Hotel Château & Spa Les Collectionneurs (chateauxhotels.com). Mais acessível e com vista, o hotel Du Pont Vieux (hotelpontvieux.com). E agradáveis, os apartamentos Maison Carcassone Satie e l'Occitane , este moderno, com piscina privativa e quatro quartos, que podem ser reservados nas centrais de reservas.
ONDE COMER
O prato principal nos restaurantes Carcassone é o cassoulet, um farto guisado à base de feijão, pato confitado, bacon e linguiça que pode ser degustado em restaurantes em sua versão mais clássica ou criativa, como o Comte Roger (comteroger.com). No L'Escargot (restaurant-lescargot.com) o que você tende a beber são os típicos caramujos do Languedoc acompanhados por um vinho desta região vinícola. E boas recomendações também são o romântico Le Jardin en Ville (lejardinenville.fr), a estrela dupla La Table de Franck Putelat (franck-putelat.com) ou a versão mais acessível, La Brasserie à 4 Temps (brasserie4temps.com) .
Comentários
Postar um comentário